Bem vindas Cunhadinhas.  

Posted by: Marocas




Uh-huuuuuuuu.....
Seja muito bem vinda, viu, Manu... e saiba que você tem razão, sim... se a gente já era imbatível sozinhas, agora ELES que se cuidem. kkkkk
Mas, vem cá... você diz que já sabe da fama de arteira da Rose [cadê tu, Rose... teu fã-clube te chama]... mas e você, hein? Da Rose já é notório, ela é espuletinha mesmo [tudo bem, Rose... é passado... nós entendemos], mas e você?
Assim não vale... preciso bater um papinho com a D. Gil. rsrsrs
Espero que vocês se divirtam bastante por aqui.

Beijo enoooome nas duas.
Feriadão chegando aqui... e aniversário da Família também. (Dia do meu casório).

Boa semana pras duas,

PS- Mudei o nosso endereço para   http://www.blogdascunhadas.blogspot.com/
Que tal??? Pode ser?

3 é DEMAIS!!!  

Posted by: Marocas


Estou super feliz de compartilhar esse blog com minhas cunhadas (mais para irmãs adquiridas!!). A idéia de Ca foi fabulosa: aqui vamos, segundo as palavras de nossa idealizadora, "escrever o que der na telha, desde receitas, animais, coisas da infância, xingar marido".

Pronto! É nossa oportunidade de expressar o que pensamos e de dividir nossas experiências.

Rose, sei que você terá MUITO o que colocar aqui! Seu passado arteiro já é de meu conhecimento. Gostaria de ouvir histórias mais específicas de como foi essa infância feliz!

Quanto ao título, um esclarecimento: nós 3 somos demais (não no sentido de exagero mas de ser muito legal!!!).

28 de abril de 2010

Conhece a D. Neuras?  

Posted by: Marocas in

5° DIA


A Neuras é aquela vozinha irritante que vive dentro da minha cabeça e que fica me cobrando por tudo... tenta me empurrar pra baixo o tempo todo, jogando na cara tudo que eu não fiz ou não consegui terminar do meu agrado. Ai, ninguém merece, né?

Hoje, no meu 5° Dia de Flylosofia, a tarefa é acabar com a D. Neuras: pra tudo que ela falar de negativo, ache o lado Polliana de ser (o seu lado positivo), tipo assim:

  • Não acabou de limpar a pia da cozinha ainda?... mas já limpei 4 pias de banheiros.

  • Putz grila (que eu não falo palavrão) o vaso das plantas que as cachorras quebraram ainda não está pronto?... pelo menos já comecei, agora falta pouco... e as cachorras ainda vivem.

  • Você não foi na yoga ontem?... mas ajudei o Bibi na tarefa enoooorme de ciências.

  • Não acredito... você acabou com o vinho ontem?... mas, pelo menos, deixei o marido bêbado. kkkk



Recapitulando: Manter a Pia Limpa / Ficar bonitinha e cheirosa o dia todo (não esquece os sapatos) / Escreva bilhetes pra você (de tarefas e incentivo) e espalhe pela casa / Leia os lembretes do grupo.

SESSÃO BOCA NO TROMBONE


  1. Sou perfeccionista demais, e isso me deixa super mal... acho que estou fazendo meus bichinhos ficarem igual   :(  [mas, pelo menos, sei que eles são muito felizes]

  2. Quando o motor do carro esquentou (por pura falta de água), eu soltei um palavrão  :P [mas, pelo menos, não deixei o carro fritar]

  3. Minha vida é uma correria :I  [mas consigo dar conta de tudo e já estou mudando]

Glossário Flylosófico.  

Posted by: Marocas in


Babysteps: Passinhos de Bebê – uma criança aprende primeiro a engatinhar (usualmente) e depois a andar, aos tropeços, e com calma: o mesmo acontece conosco no sistema, pensamos em desistir, mas não faça isso... não force o seu ritmo e não faça tudo correndo como antes. Se você for devagar e sempre, com paciência, o sistema vai funcionar para você também.

Control Journal: Agenda Pessoal feita especialmente para você e por você, com o material que você tem à mão: é o apanhado dos Materiais que a FLYLady nos disponibiliza (que, conforme formos coletando, vai para os arquivos). São Datas de Aniversário, Lembretes, Rotinas... é o seu Manual para não se perder no Sistema.

Clutter: Não temos essa palavra específica para o português, então acabamos por optar pela palavra tralha (pode ser bugigangas também) : objetos, lixos, roupas que não usamos faz anos, brinquedos quebrados.O que não nos faz feliz e não é útil, é porque é Clutter.

Declutter: Processo de se livrar dos Clutters, a Fly Lady nos oferece lembretes e algumas ferramentas para nos motivar a eliminar os Clutters de nossa casa... é mais um exercício: o do desapego.

Fly: Significa Voar e Mosca, em inglês, e são também as iniciais da frase:  Finally Loving Yourself, ou em português: Finalmente Amando Você Mesma.

FlyBaby: São as pessoas que iniciam o Sistema FLYLady (FlyBabies, no plural) , pelo motivo de que vamos nos “reprogramar” para sermos organizadas – tropeçaremos, cairemos e estamos aprendendo – como um bebê.

FlyLady Mentors: Grupo Norte-Americano de onde vem todo o nosso Material e é o nosso Treinador Online de Organização de Tarefas Domésticas.
FlyMiga: Palavra para designar as pessoas unidas pelo nosso mesmo ideal: união, paz, amor e solidariedade...

Hotspots: Pontos quentes, ou aqueles pontos da nossa casa em que a gente tem a mania de largar todas as coisas: chaves, cartas, bolsas e até blusas, muitas vezes objetos são perdidos nesses locais. (identifiquei muito com essa parte rs).

Hotspots Fire Prevention: Prevenção dos Hotspots.... é descobrir quais são os Pontos Quentes, retirar os objetos desses lugares e guardá-los (e jogar no lixo o que não serve mais!)

QF: Querido Filho (a), ou em inglês, DS: Dear Son (filho) e DD: Dear Daughter (filha)

QM: Querido Marido, ou em inglês, DH: Dear Husband

QN: Querido Namorado, ou em inglês, DB: Dear Boyfriend

Pamper: Tradução para o inglês da palavra Mimo.

Mops: São esfregões, normalmente utilizados em grandes lojas comerciais, que facilita muito a limpeza. Existem vários modelos disponíveis no Brasil, porém ainda são 'caros' para a realidade de algumas famílias brasileiras.

Toss: É o nome dado à 'sacada' num jogo de tênis... pra nós, é o Jogar Fora.



... o que era, mesmo???  

Posted by: Marocas in

4° DIA


Bom, amiguinhas, hoje é dia de cuidar da memória... já que o nosso cérebro tenta nos dar uns tombos de vez em quando (tipo meu QM, na faculdade, passava a noite estudando e, no dia seguinte, de manhã, ele sonhava que não tinha mais prova_ conta isso direito, Maridum hehehe)... mas como eu ia dizendo... melhor não confiar somente no cerebelo e começar a espalhar pela casa papeizinhos com recados para nós mesmas, os post-it.

Aqui vale tudo... escreva palavras incentivadoras, frases de efeito e tarefas também... tipo , hoje vou decluttar a gaveta de meias do QM e não posso esquecer da máscara de oxigênio (oh, pecado... ), aproveite pra colocar coisitas em uma agenda... talvez funcione bem também.

Na Flylosofia (hihihi) tem o Control Journal , vulgo CJ, que tem o poder de ser a nossa memória paralela. Nele escreveremos muitass coisas, tipo uma agenda mais abrangente, que vai desde os mais triviais horários de médicos, até dias de pagamentos e a organização de limpeza da casa... assim como os cardápios semanais e tantas outras coisas... agora é esperar, né? Uma coisa por vez.

SESSÃO BOCA NO TROMBONE


  1. Não suporto ficar com isso dentro de mim, preciso confessar: EU JÁ ESQUECI FILHO NA ESCOLA, NA FONO E NA PSICÓLOGA. Pronto... falei... já tô até melhor agora...


  2. MENTIRA! JÁ ESQUECI NO INGLÊS TAMBÉM... minha filha queria me matar. Tadinha.(Dessa vez, todas podem xingar).

Acho que vou chorar :(  

Posted by: Marocas in ,


Eu não acredito... eu achando que estava indo tudo muito bem... que nada!

Tem TANTA coisa nessa Flylosofia que eu vou ficar louca... (mais louca, né?) Fui fazer meu 'deverzinho de casa' lendo os lembretes, e coisa e tal, lá no grupo do yahoo... e quase caí pra trás: tem as "lições de casa", receitas, livros de organização... vou ter que ler tudo, porque tem muita coisa legal Tudo bem, vai... vamos aos poucos, Carminha... respira... olha o 'ponto nab' (coisa de yoga, pra quem nnão entendeu).

Ai, Jisuis... desisti, não. A rapadura é doce, mas não é mole, não... caramba, acho que não estou bem mesmo.

Continue fazendo o que já está fazendo.  

Posted by: Marocas in

3° DIA


Hoje são poucas novidades... sim, exatamente continue fazendo as mesmas coisas. Imagino que seja pra "gravar" tudo que já começamos... tudo bem, descobri isso sozinha.

1- Manter a pia limpíssima e brilhante

2- Arrumar-se dos pés à cabeça (inclusive amarrando os sapatos de cadarço... quem usar)

E só...

[pausa pensando]

... TÁ BOM... eu omiti uma informação: desde ontem, dia 02, era pra entrar no grupo de cumadis da Fly e ver uns lembretes que ficam aqui, em português ou aqui, em inglês . Só é necessário uma conta no yahoo... já que o grupo é no yahoo.


SESSÃO BOCA NO TROMBONE


Não vai ter que hoje eu estou de bom humor           :)

Pronta pro batente.  

Posted by: Marocas in

2° DIA


Liiiiiinda sempre!!! Até final de semana... chega dos vizinhos acharem que você é uma louca, sua malacabada. Sim, sim, cremes, batidas de abacate, luvas de silicone... só não esquece de pegar também no aspirador, batedeira, paninho com sabão neutro pras janelas... afinal isso é só pro acaso de alguém vir sem avisar (não, é mentira... quando a gente tá bem vestida e cheirozinha, até o pão da panificadora elétrica fica mais gostoso). E outra... que venham os vizinhos e visitas sem ligar... não ligo mais... (já que quem liga mesmo pra mim é só meu marido mesmo e o celular vive sem bateria. rsrsrs)

Tá vou contar: os rebentos eram pequenos (só os dois maiores, ainda não tinha o 3)... mas, enfim... sabe aquele dia que dá TUDO errado? Sapato, roupa suja, meia pela sala... quarto de ponta cabeça, cozinha depois de um curto-circuito? Aquele dia estava assim... e os raio das visitas apareceram... e me viram na sacada... nem dava pra mentir que a gente não estava. Passei um dos maiores (admito... não foi o único) carões da minha vida. Eles nunca mais voltaram. snif!


SESSÃO BOCA NO TROMBONE



  1. Não me importo de receber visita surpresa, nem na vida real e nem no mundo virtual... aliás, qualquer pessoa que apareça por aqui (tá bom, Maridum... até você!)  pode escrever suas impressões. Serão sempre bem vindos.


  2. O BOM DE NÃO TER NINGUÉM AQUI É QUE EU POSSO ESCREVER O QUE EU BEM ENTENDER... HAHAHAHAHA

... e joga tudo fora.  

Posted by: Marocas in ,



Apesar de saber que 'cutter' é uma tremenda desordem, eu tinha dificuldade em saber o que era o 'decutter', digamos que no cerne da Flysolofia. Sim, sim, arrumação, isso eu sei (dããã)... mas reconheço que só entendi direitinho quando bati a cabeça.

Todo mundo tem a idéia do que se quer a nível de organização, mas o difícil mesmo é só começar... aí, minhas amigas Fly (alguém, sei lá) tiveram a idéia de gastar somente 15 minutinhos de declutter por dia... bem pensado, né? Ao invés de esparramar tudo sobre a cama ou no chão, e tentar arrumar tudo de uma vez, basta adotar doses homeopáticas na papelada, nas gavetas, nos cabides, nas revistas, livros, e tantas outras coisas.

O que se ter em mente num momento declutter?

Primeiramente tire seu coração das coisas... coisas são coisas, não se esqueça (bom... menos os um milhão e meio de fotos e a coleção empoeirada de Revistas Cláudia e Casa e Jardim que eu ganhei da minha mãe a uns dois séculos atrás e também os eternos montinhos de retalhos dentro da máquina de costura e ... CHEGA! Preciso de um basta na minha vida! Vou mudar: vambora, povo!).

Tem duas frases ótimas pra entrar no espírito da coisa: "Se você tivesse que fugir e só tivesse meia hora pra encher o carro, o que colocaria nele?" Possivelmente muitos papéis e revistas ficariam; e a outra: "Não se preocupe em inventar o esquema de arquivamento perfeito. O que você fizer está perfeito" :)

Fique esperta também quando estiver se desfazendo de coisas de uso comum... afinal, se você jogar fora algo de coração (do seu QM, por exemplo), o próximo declutter poderá ser você!

Enfim... a Pia Limpa!  

Posted by: Marocas in

1° DIA


A Pia Limpa (PL, lembra?) é o maior cartão de visitas de uma FlyMiga, pelo que eu entendi... é a essência da alma da casa, que é a senhora-cozinha (essência da alma? Fui profunda aqui, porque alma que se preze deve ser única e inteira em si mesma, não é mesmo?... ah, deixa pra lá)...

[volta, Carminha]

... bem, a pia é o Ó da casa ... é o feitor do escravo e o cacau do chocolate, é o estímulo e o castigo, é o amor e o ódio. Por quê? (Ora, como você poderia falar isso?) É a comunicação velada das FlyMigas... é como se, por ali, por aquele buraquinho da pia da cozinha, todas elas entrassem em nossa casa: é a chaminé do Harry Potter.

Milhares de pias estão brilhando nesse momento! Pensem nisso...

Eu entendi que a idéia é de ser uma comunicação feliz, um lembrete positivo... manter a pia limpa é o que nos une... então, vamos lá... desanima, não. É a luta constante porque meus filhos NÃO DEIXAM DE SUJAR LOUÇA O DIA INTEIRO!!!  (Foi um desabafo... passou.)

Tarefa eterna do dia: Manter a Pia Limpa (ai... já tô cansando disso... tá pior que os mantras da yoga)

Tenho coisas a dizer aqui: (não sei se depois minhas amigas vão falar sobre isso, mas...)


SESSÃO BOCA NO TROMBONE


  1. Não gosto que esfreguem nada que seja de vidro ou plástico com a parte verde da esponja... risca tudo, desde o copo do liquidificador até as panelas de vidro. 

  2. Eu coloco o sabão da pia em um potinho que vou enchendo de água, conforme vou lavando... o sabão vai derretendo e não perco tempo tendo que pegá-lo pra ensaboar, é só enfiar a esponja na aguinha gosmenta (:P) que dá tudo certo. Além do mais, eu não desperdiço, não... eu controlo a entrada de água no pote (requer prática, amigas) e, no fim da 'lavação' uso essa aguinha pra lavar a pia, e o sabão dorme sequinho.

  3. Prefiro que enxuguem logo as coisas de inóx (panelas, travessas) porque se secar no escorredor, ficam as marquinhas de água. (Sou chata, não precisa pensar alto isso).

Rotina da Manhã  

Posted by: Marocas in


Hoje é o meu terceiro dia como Fly Lady... nem tudo deu tão certinho, mas o esquemão da coisa, eu já pequei peguei (uma letrinha em falso, e a gente se entrega completamente, né?)

Essa rotina da manhã, acredito, seja a mais fácil (ainda bem... porque logo de manhã, cuidando pra 3 anjinhos acordarem, se arrumarem, irem pra escola... seria muito complicado se ainda tivesse uma enormidade de coisas, né?)

1- Arrume-se completamente. Isso eu já faço porque todos saimos de casa no mesmo horário.

2- Arrume a cama. :) Essa parte não vai ser nada fácil, não... tenho uma santa logo de manhã... (santa preguiça, conhece?)

3- Ao passar pelo banheiro, arrume-o. Meio vago, isso... acho que é tipo, ajeite a pia, a toalha, a roupa de dormir, tipo assim, né? Vou descobrir depois.

Tudo facinho... por enquanto!

Ok... você venceu!  

Posted by: Marocas in


Meu primeiro dia como uma iniciante a Fly Lady até que foi muito bom... acordei, tomei um banhinho gostoso (no quarto da Cacá pra não acordar o maridão), ele acordou, arrumei a cama e... confesso: NÃO AGUENTEI, E CONTEI: SOU UMA FLY LADY. Ele, como esperado, não entendeu nada... expliquei tudo que eu também ainda não sei direito... mas ele gostou (Lógico, né? Principalmente a parte do QM... Peixe morre pela boca, e eu também). Falei da PL (eu que inventei... sou demais, né? ... e modesta, né?) e a pia ficou o dia todo limpinha... que coisa mais boa.

Hoje veio o eletricista, o vizinho, o outro vizinho, a vizinha e a avó do amiguinho da molecada. Eu? arrumadinha. Nossa... a vizinha e um dos vizinhos comentados me pegaram arrumando a casa de domingo, por duas vezes, em estado de calamidade pública... dessa vez, pensei cá com os meus botões, estou tendo resultados de satisfação imediato com esse programa... já valeu.

Agora a parte ruim: meu Maridum Queridum, está me chantageando... ele diz que, se ele pegar a pia desarrumada, ou a cama, ele vai me denunciar pras minhas FlyMigas. Mereço?
Buááá.
:(

Rotina da Noite  

Posted by: Marocas in


Hoje vamos falar da rotina antes de ir dormir; sim, temos que nos mandar alertas sempre... ou vocês pensaram que isso ia ser assim? Facinho? Exige um mínimo de boa vontade e persistência... vivo repetindo isso pra mim, liga não. rs. Bom, são mais 3 tarefinhas básicas:

1- Limpar a casa antes de ir pra cama. (!!!) Ai, carácoles... peraí... aqui tá falando que não é exatamente uma faxina (ufa!) é somente aquela arrumaçãozinha pra não deixar a casa como sendo um hospício; tipo lavar e guardar a louça (PL, lembra?), tirar aquele sapatão do QM do meio do caminho (melhor: vou mandar pedir pra ele tirar), a carteira DELE de cima da bancada da sala de jantar, da pochete DELE de cima do piano, das meias DELE debaixo da televisão do quarto... (melhor parar por aqui... ou o próximo pedido vai ser o divórcio... )

2- Verifique sua agenda do dia seguinte. Impossível... minha agenda fica no escritório, no micro de lá... ai, caramba... vou ter que mudar muitas coisas. Quero dizer, vou ter que encrementar minha agenda: tenho uma somente com os afazeres do escritório (e graças a Deus, está funcionando muito bem) e uma das crianças (com aqueles horários doidos de inglês, fono, reforço, caratê, médicos, veterinários...), mas não tenho uma agenda pra casa. As minhas FlyMigas dizem que é uma pra contas a pagar (isso é lá com o Maridum... ainda bem), verificar a despensa para o cardápio desde o café da manhã até o jantar, e ver que roupa vou usar no dia seguinte e qual vai pro cesto de roupa suja. Tá bom.

3- Agora é hora de cuidar de você. Uh-huuuu... essa é boa, gostei: cremes, banhinho demorado, maridum comparecendo... jóinha. Tô nessa!

:)

Bom... começando...  

Posted by: Marocas in


Segundo o que pesquisei, a coisa não parece mesmo muito complicada... é só uma questão de "adestramento" dos maus hábitos.

Vamos ver... no primeiro dia do comecinho de tudo é somente para se atentar (e fazer, né?) 3 coisas simples:

1- Vista-se dos pés à cabeça, com roupas confortáveis para o trabalho da casa, penteie os cabelos e ponha um baton... inclusive elas (as FlyMigas... que chique!) dizem que é bom colocar sapato mesmo de amarrar porque assim o cérebro fica sinalizado que não vai ter moleza hoje, não. Se bem que, no meu caso, se for pra vestir pra trabalhar, eu tenho que colocar salto alto. rsrsrs... tudo bem... piadinha infame. Captei, captei a idéia.

2- Arrume sua cama, mas espere o QM acordar. (Seria difícil mesmo arrumar com ele lá... estiradão em X. Sabia que minha cama é king-size, mas a mim me cabe míseros 30 cm dela?
Pois, é... melhor ele levantar primeiro...)

3- Arrume e mantenha a Pia Limpa. Acho que vou dar uma sigla pra isso também: PL. Sempre bato de frente com esse item caseiro: limpar a pia. Deve ser um ritual importante, por isso vou batizar com PL (ainda bem que não é Pia Tinindo... rsrsrs)

Minhas FlyMigas disseram que esse é o primeiro passo para o início de tudo que há de bom nessa vida. Vou fazer, sim. Amanhã é sabado, e vou começar com o pé direito.

Uma Fly Lady...  

Posted by: Marocas in


Descobri que tenho total vocação para ser uma Fly Lady (não, não tem nada a ver com mosca, não)... é só um sistema para organizar sua casa e sua vida - FLY (Finally Love Yourself). Não é o máximo??? E agora vem o melhor: não é nem 1° de Abril. kkkkkk

A coisa toda funciona assim: Eu não tenho tempo, e me perco completamente, quando quero realizar as minhas tarefas domésticas. Tento, tento... e lá fica tudo do jeito que eu não quero. Impressionante... uma sensação de desânimo completo. Por esse novo método são otimizados 15 Minutos diários (depois de toda uma evolução, é claro) para a finalização das tarefas.

Claro que tem gente que exagera, e o texto a seguir muito se parece com o movimento integralista da década de 30, as "Camisas Verdes"... fala sério... não precisa tanto, né?

Faça o CONTROL JOURNAL ser especial para você – pense nele como uma coisa positiva. FLY Lady tem o seu numa pasta com zíper. Ela também leva selos, bloquinhos post-it, dinheiro trocado, clipes para papel, dinheiro, cheque, cartões de crédito, carteira de motorista, carteirinha de biblioteca, fotos da família , etc., tudo nessa pasta. Atrás do CONTROL JOURNAL da FLY Lady ela tem o telefone do seu marido para alguma emergência e um poema muito especial que ele leu para ela.

Ai, que doce... Isso porque num outro ponto do texto, eu li QM, para Querido Marido. kkkkkkk
(Ai, Jisuis... quero ver onde vou chegar)

Bom, é isso!
Primeiro post para uma nova vida (esperança é a última que morre, né?)
Beijos e inté mais.